Filmes On Line

Filmes On-Line






Click na Imagem

Os Pastores da Noite


Otália é uma recém-chegada, vinda de um bordel do Bonfim e chega em Salvador para morar no Castelo da Tibéria. Logo em que chega na cidade, é roubada na estação de trem. Otália conhece Martim, famoso por ser malandro, mulherengo e um lutador de capoeira, e se apaixona por ele. Mas Martim, acaba transando com a mulher do policial Miguel Charuto, que vai atrás dele para lhe dar uma surra, só que Martim ao lado do amigo Massu é quem acaba batendo em Miguel e seus parceiros. Os amigos de Martim sugerem que ele saia da cidade, então ele se despede de Otália, mas prometendo retornar. Como vingança, o Miguel e outros policiais incendeiam os barracos no Morro. Tempos depois, Martim retorna a Salvador casa com Marialva. Curió, um amigo e irmão de santo de Martim, fica encantado por Marialva e ela acaba por perceber. Martim e a mulher comparecem a uma festa de aniversário de Tibéria e Marialva briga com Otália, o casal se retira da festa. Acreditando estar fazendo ciúmes para Martim, Marialva manda chamar Curió e diz que vai se matar por causa do amor que sente por ele e lhe pede que conte essa paixão impossível para Martim. Quando Curió confessa ao amigo, Martim diz que ele pode levar Marialva. Ela fica furiosa, pois tudo não passava de um jogo. Ela abandona Martim e a casa. Martim volta à sua vida e retoma seu romance com Otália.


Click na Imagem

O compadre de Ogum 
     Filho da alagoana Benedita e do negro Massu, Felício chama a atenção por sua beleza. Os olhos azuis do menino são motivo de dúvida sobre a sua paternidade: acredita-se que ele seja filho de um marinheiro loiro, o Gringo, ou do caixeiro Otoniel. Massu, porém, está certo de que é o pai da criança. Afinal, ele e Benedita “rebolaram-se” inúmeras vezes no areal.
     Certo dia, Benedita some no mundo, fugindo do ciúme do marido, para reaparecer tempos depois, muito doente. Ela bate à porta de Massu e lhe entrega o bebê. Some mais uma vez, e logo sua morte é dada como certa. 
     Massu assume a tarefa de batizar o filho, que está para fazer um ano. Tibéria será madrinha, mas são muitos os candidatos a padrinho. Porém, Ogum anuncia que ele próprio vai ser o padrinho de Felício. Será a divindade admitida na igreja do Rosário dos Negros, no Pelourinho?
     Chega-se afinal a uma solução, mas o dia do batizado ainda reserva grande surpresa, e não apenas a todos os convidados, mas à gente da Cidade Baixa e até mesmo ao orixá guerreiro.
     Narrativa breve, espirituosa e de grande intensidade, O compadre de Ogum capta a curiosidade do leitor até o desenlace, desconcertante. O sincretismo religioso que justapõe o candomblé e o catolicismo é o traço cultural que permite, com humor e compreensão, aceitar diferenças e resolver conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas